sexta-feira, 4 de agosto de 2017

UMA JANELA PARA O PASSADO









De repente rompe e me invade o peito,
Uma vontade intensa de reviver o eito,
Uma palavra que não sai, uma lágrima que cai,
Uma dor que atrai, desconcerta, aperta, vem e vai.
.
Uma forte saudade me arranca do chão marcado,
Me leva aos dias fluentes do meu universo encantado.
Onde eu experimentava o orvalho fresco na relva molhada,
Caminhando descalço nas trilhas das campinas enfeitadas.
,
Dias de lutas febris, não faltaram, na contagem dos tempos idos,
E entre uma e outra batalha, aliviavam, as flores coloridas,
A densidade marcante da peleja, que virava festa rotineira,
Na vida de um sonhador, afeito ao embate da rota altaneira.
.
As palavras fervem na minha língua ansiosa,
Cenas de outrora se multiplicam na minha mente agora,
E me recolhem ao meu Mundo enfeitado e distante,
Para onde eu viajo sempre, feito um andarilho errante.
.
Na minha viagem de volta, revivo as cenas mais belas,
Relembro na noite escura o uivar do lobo faminto,
Na caça ao canário da terra, aquela gaiola quebrada,
Que me fez libertar de vez a liberdade tomada.
.
Na festa da Cana-Caiana, o doce sabor sem igual,
Que domina e encanta ao falante e garboso poeta,
ao projetar na planta mais doce, o amor proibido,
Que inflama no sussurrar caprichoso do galante destemido.
.
E o que falar do generoso e farto Jaboticabal,
Que encerra na fruta mais doce, e saborosa,
O olhar noturno da mais linda e exótica morena,
Com seus negros faróis, brilhando e roubando a cena.
.
Nos ramos aveludados, negros da cor da noite,
De um bosque encantado, de olhos arregalados,
Das bandas do norte ardente, distante procedente,
Encosta na minha beira e deixa meu peito dormente.
.
E no arvoredo da porta, ouço o cantar tristonho,
Da Sabiá laranjeira, que busca fazer seu ninho.
Na encosta da ribanceira, na grota da corredeira,
De águas cristalinas, onde bebem os passarinhos.
.
No cheiro da terra molhada que perfuma meu coração,
Encontro o aroma perfeito que me leva na direção,
De tudo que eu mais amei, no endereço que te encontrei,
Do meu passado te trouxe comigo e nunca mais te deixei.

.

Nenhum comentário: